Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XII Legislatura - 2011/2015 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
04/01/2013
Voto n.º 97/XII — De pesar pelo falecimento do Capitão de Abril e ex-Deputado Marques Júnior
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia
Voto n.º 97/XII — De pesar pelo falecimento do Capitão de Abril e ex-Deputado Marques Júnior
- Assembleia da República, 4 de Janeiro de 2013 –

Sr.ª Presidente, Sr.ª Secretária de Estado, Sr.as e Srs. Deputados: Foi também com grande consternação que o Grupo Parlamentar de Os Verdes tomou conhecimento da hospitalização de Marques Júnior e, depois, do seu falecimento.
Curiosamente, a última vez que falei com Marques Júnior foi no dia 21 de Dezembro, em que se assinalou aqui, na Assembleia da República, uma pequena cerimónia de Natal. A propósito da atuação do coro da Assembleia da República nesse dia, ele fez-me uma confidência pessoal, que não vou obviamente partilhar, nem tem relevância, sobre dotes musicais.
E lembro isso para dizer o quê? A componente pública de Marques Júnior é extraordinariamente reconhecida e profundamente admirada, mas nestas alturas é também importante realçar a componente pessoal das pessoas.
Estamos a falar de um homem extraordinariamente afável, com uma grande simplicidade na comunicação, e quando falo de simplicidade falo da facilidade de aproximação aos outros. Isto é muito enriquecedor das pessoas, porque são as pessoas profundamente enriquecidas do ponto de vista pessoal e profundamente compreensivas que conseguem chegar com essa facilidade aos outros. E a Marques Júnior era muito, muito fácil chegar aos outros.
Às vezes, as pessoas dizem-nos: «Vocês andam todos a discutir lá no Plenário da Assembleia da República, uns para aqui, outros para ali, e depois nos corredores falam todos». É verdade, nós falamos nos corredores, porque nós também somos pessoas, nós também fazemos amizades, também falamos de outras coisas. Nesta Câmara política também aprendemos a conhecer as pessoas de outra forma. E há pessoas que, conhecidas dessa forma, não podem deixar de granjear dos outros uma profunda admiração, uma profunda estima.
Realço isso, porque, de facto, Marques Júnior era assim. Era de uma grande amabilidade — já aqui foi dito —, era um homem bom, e essa sua componente era extraordinariamente realçada.
Queria também realçar a sua qualidade de Capitão de Abril e, portanto, do muito que deu ao País e às gerações que se seguiram ao nível da conquista da liberdade.
À sua família, aqui presente, quero, em nome do Grupo Parlamentar de Os Verdes, endereçar as nossas mais sentidas condolências, também extensivas aos Capitães de Abril que aqui se encontram.
O País, sim, ficou mais pobre. As pessoas boas que desaparecem deixam o País mais empobrecido e, obviamente, entristecido.
Voltar