Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2008
 
 
Comunicados 2008
Partilhar

|

Imprimir página
09/04/2008
"OS VERDES" QUEREM EXPLICAÇÕES SOBRE OBRAS NO BOLHÃO
José Miguel Gonçalves, deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Mesa da Assembleia da República uma pergunta em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Cultura sobre o projecto de intervenção para o Mercado do Bolhão, no Porto.


PERGUNTA:

O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes”, recebeu, no passado dia 25 de Março, em audiência, a Plataforma de Intervenção Cívica do Porto, os quais manifestaram a sua profunda preocupação relativamente ao projecto apadrinhado pela Câmara Municipal do Porto, que concessionou à empresa TCM – Tramcrone, para além da exploração, a execução de um conjunto de obras no Mercado do Bolhão.

Segundo esta Plataforma, estas obras implicarão a demolição e a alteração da configuração de parte do edifício, nomeadamente, da cobertura e de todo o interior, que será transformado, posteriormente, numa superfície comercial e habitacional, colocando em causa o valor arquitectónico e os seus usos, que estão por de trás do pedido de classificação enquanto Imóvel de Interesse Público.

Assim sendo, solicito ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis a S. Exa. o Presidente da Assembleia da República, que remeta ao Governo a presente pergunta, por forma a que, o Ministério da Cultura, enquanto ministério que tutela o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1.º - Qual a actual situação relativamente à classificação do edifício do Mercado do Bolhão, no Porto, enquanto Imóvel de Interesse Público?
2.º - Se o IGESPAR tem conhecimento do referido projecto de intervenção no Mercado do Bolhão?
3.º - Se foi apresentado algum projecto e se foi dado algum parecer por parte do IGESPAR para intervenção no referido Mercado?


 

Voltar