Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
11/03/2013
14 de Março no Parlamento - “Os Verdes” querem recomeço das obras do Túnel do Marão

O Grupo Parlamentar “Os Verdes” entregou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo o reinício, com carácter de urgência, das obras de construção do Túnel do Marão, uma obra estruturante para o País, sobretudo para a região de Trás-os-Montes.

Em Junho de 2011, o atual Governo PSD/CDS suspendeu os trabalhos da obra por 90 dias, uma suspensão que se prolonga até agora, 16 meses depois da paragem inicial. O impasse nesta obra levou já à falência de meia centena de empresas e à destruição de 1400 postos de trabalho, tendo ainda um forte impacto negativo na economia da região, já para não falar dos cerca de 300 milhões de euros dos contribuintes que foram gastos e dos estragos ambientais já consumados.

“Os Verdes” consideram que é fundamental proceder à conclusão desta importante obra que levará à redução de cerca de 23% na sinistralidade, e que se assume ainda como um elemento fundamental no combate à desertificação de Trás-os-Montes, potenciando a mobilidade e desenvolvendo a economia regional. Com esta iniciativa, o PEV pretende ainda que Governo diligencie no sentido de apurar eventuais responsabilidades, por parte do Consórcio Construtor e também do Consórcio Financeiro, que assumiu o compromisso de financiar a obra, relativamente aos custos acrescidos que esta situação de impasse veio trazer para os contribuintes.

No sentido de contribuir para a concretização destes objetivos, o PEV entregou a iniciativa legislativa em causa no Parlamento, sendo que a mesma será discutida em plenário da Assembleia da República na próxima quinta-feira, dia 14 de Março.

Voltar