Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
13/03/2014
14 e 15 de Março - Ecologistas de Portugal e Espanha promovem iniciativas conjuntas sobre Rios Internacionais, Ferrovia e Urânio
O Partido Ecologista “Os Verdes” irá desenvolver nos próximos dias 14 e 15 de Março várias ações transfronteiriças em conjunto com o Partido Ecologista Espanhol - EQUO.
 
Coincidindo esta data com o Dia Internacional de Ação pelos Rios, “Os Verdes” elegeram como temas para as iniciativas em Portugal, a defesa dos rios internacionais e a luta contra as grandes barragens, bem como a reabertura da linha ferroviária do Douro até Espanha.
 
Em Espanha, serão os impactos da exploração mineira de urânio na saúde, que estarão em foco. Realizar-se-á um encontro/debate em Villavieja de Yeltes, perto da fronteira portuguesa, sobre este tema e, tendo em conta a experiência em Portugal, participarão neste debate, a convite de Os Verdes, representantes das organizações AZU e ATMU das zonas uraníferas da Urgeiriça e de Nisa.
 
As iniciativas e encontros contarão com a presença e participação de vários dirigentes do Partido Ecologista Os Verdes, nomeadamente Manuela Cunha, Victor Cavaco, Joaquim Correia e Mariana Silva, e com dirigentes nacionais e regionais da EQUO.
 
As iniciativas irão decorrer segundo o programa abaixo:
 
14 de Março, Sexta Espanha (hora de Espanha)
12.00h - Conferência de imprensa conjunta na sede de EQUO (c/ Miñagustín, 5 ) em Salamanca com intervenções de Juantxo López Uralde (Co-presidente de Equo), um membro de EQUO-Salamanca e Manuela Cunha, do Partido Ecologista “Os Verdes”
16:00h - Reunião política EQUO-Os Verdes na sede de EQUO, em Salamanca
19:00h – Encontro/iniciativa em Villavieja de Yeltes (Auditório) - "Efeitos da extração mineira de urânio na saúde - La experiencia de la minería de Uranio en Portugal", com intervenções de Juantxo Lopez de Uralde de EQUO, Manuela Cunha de Os Verdes e ativistas portugueses das zonas afetadas pela extração de urânio
 
15 de Março, Sábado, Portugal
11.18h - Partida de Comboio do Pocinho
11.58h - Paragem na estação do Tua e deslocação às obras da Barragem. Serão feitas declarações à imprensa neste local
13.30h - Almoço com ativistas anti barragem
14.06h - Partida de comboio da estação do Tua em direção ao Porto
16.45h – Chegada à Estação de S. Bento, Porto – “Comboio Humano” até à Rua de Santa Catarina, onde Os Verdes, membros da EQUO e outros ativistas erguerão uma “Barragem Humana” às políticas do Governo (barragens, litoral, ferrovia).
Voltar