Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
05/06/2020
​​Os Verdes assinalam o Dia Mundial do Ambiente e relançam a Carta Aberta: Por uma Lisboa mais verde, sem solos contaminados
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes assinala hoje, 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente, e exige uma Lisboa mais Verde, sem solos contaminados.

Este ano o tema escolhido para assinalar o Dia Mundial do Ambiente é o papel crucial da Biodiversidade, e importa salientar que Portugal não está a aproveitar os apoios para a conservação da natureza, sendo que, a par de atrasos em projectos, podem ficar por usar cerca de 10 milhões de euros.

Os Verdes não podem deixar de realçar que a actual pandemia que todo o planeta atravessa é também uma consequência desta perda de biodiversidade, devendo o momento actual constituir-se como uma oportunidade para repensar os modelos sócio-económicos instalados, aumentar a resiliência dos países e reverter a perda de biodiversidade.

Também as cidades como Lisboa têm um papel fundamental na promoção de um desenvolvimento sustentável e de um uso sustentado de recursos, quer seja ao nível do consumo e eficiência energética, transportes públicos eficazes, poupança de água e reutilização da mesma, promoção de espaços verdes e preservação da biodiversidade.

Lisboa é a Capital Verde Europeia em 2020, distinção que acabou por ser afectada pela pandemia de COVID-19, o que levou a CML a fazer alguns reajustes na programação.

No entendimento do PEV esta distinção deve ser o impulso para fazer mais e melhor e deve representar a mudança de políticas e de comportamentos que se impõem, através do compromisso com a sustentabilidade, o combate às alterações climáticas e a descarbonização. Esta deve ser uma prioridade política não só em 2020, mas nas próximas décadas.

Defendemos igualmente que a Capital Verde Europeia deve representar uma oportunidade para dar corpo a inúmeras propostas que Os Verdes têm apresentado na Assembleia Municipal, nomeadamente a reactivação do Conselho Municipal do Ambiente, órgão que visa promover uma maior participação dos cidadãos e das organizações de ambiente.

Também no que diz respeito à preservação do património arbóreo da cidade, várias têm sido as propostas apresentadas pelo PEV nesse sentido, mas que a autarquia teima em ignorar, pois continuamos a ser confrontados com abates de árvores pela cidade, situação que não se coaduna com a distinção de Capital Verde Europeia.

Outra das preocupações que o PEV tem levado à discussão e exigido acção por parte da autarquia tem sido a questão dos solos contaminados, que representa riscos para a saúde pública e o ambiente. Entendemos que devido à pandemia pode haver dificuldades acrescidas, mas isso não pode ser desculpa para o ambiente ser negligenciado, e não podemos esquecer de que a autarquia em relação à contaminação dos solos, tem responsabilidades de fiscalização.

Assim, Os Verdes relançam no Dia Mundial do Ambiente a Carta Aberta: Por uma Lisboa mais Verde, sem Solos Contaminados, que visa exigir medidas efectivas por parte da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente que esta proceda ao mapeamento das áreas contaminadas em Lisboa e divulgue-o, bem como os processos de descontaminação em curso.

Também neste Dia Mundial do Ambiente, Os Verdes não podiam deixar de referir o Parque Florestal de Monsanto, um espaço verde de excelência da cidade de Lisboa, e de extrema importância para toda a Área Metropolitana, devendo, por estas e muitas outras razões, ser preservado e protegido, cabendo à autarquia essa responsabilidade.

Por fim, o PEV reitera que apesar da crise pandémica mundial actual, os problemas ambientais, como as alterações climáticas, ou a perda de biodiversidade, se mantêm, sendo fundamental, mais do que nunca, promover a protecção do ambiente e a qualidade de vida das populações.

Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Lisboa, 5 de Junho de 2020
Voltar