Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
20/09/2019
22 de setembro - Dia Europeu Sem Carros - Os Verdes promovem Bicicletada em Coimbra
Numa altura em que está a decorrer a semana europeia da mobilidade, Os Verdes, que integram a CDU - Coligação Democrática Unitária, irão promover no próximo domingo, Dia Europeu Sem Carros, uma bicicletada em Coimbra, às 16.30h com início no Parque Verde, chamando a atenção para a mobilidade sustentável e ativa e para a necessidade de desenvolver a construção de uma rede ampla de pistas cicláveis, que ofereçam segurança e sejam atrativos para o uso da bicicleta.

Os Verdes lembram o contributo dado em prol de uma mudança definitiva do atual paradigma da mobilidade com uma forte aposta no transporte público, nomeadamente ferroviário, e nos meios suaves de transporte como a pedonabilidade e as bicicletas. Nesta legislatura o PEV pugnou pelo alargamento do âmbito da aplicação da cobertura do seguro escolar às deslocações em bicicleta e também pela promoção de um serviço público de transportes de qualidade de acordo com as necessidades das populações contribuindo para a defesa de um planeta mais justo e verde.

Relembrar ainda que, há 19 anos, Os Verdes apresentaram um Projeto de Lei no Parlamento que previa um plano da rede nacional de pistas dedicadas à circulação de velocípedes e, nesse mesmo ano, em 2000, percorreram o país com a campanha Vamos Pedalar P´las Pistas. Uma campanha que tinha como objetivo alterar para a problemática das alterações climáticas dos transportes e da utilização da bicicleta como meio alternativo de transporte. São temas que 20 anos depois, continuam na ordem do dia.
Voltar