Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2015
 
 
Comunicados 2015
Partilhar

|

Imprimir página
01/06/2015
3 de Junho – Quarta-feira - “Os Verdes” marcam debate no Parlamento sobre combate ao desperdício alimentar

No quadro do seu agendamento potestativo, “Os Verdes” entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a implementação de 15 medidas concretas que visam combater o desperdício alimentar para promover uma gestão eficiente dos alimentos.

Os modelos e padrões de produção e de consumo alimentar são uma matéria fulcral para quem age sob o princípio da sustentabilidade, e numa busca constante de gerar justiça ambiental e social, com uma economia ao serviço destes objetivos. Do ponto de vista ambiental é doloroso que sejam esbanjados recursos naturais para produzir bens alimentares que depois acabam no lixo. Os impactos ambientais das diferentes fases da cadeia alimentar poderiam ser significativamente reduzidos se não se verificassem altos níveis de desperdício. Do ponto de vista social é angustiante que se deitem literalmente fora um conjunto significativo de alimentos que poderiam contribuir para satisfazer necessidades básicas alimentares de uma parte da população.

Para o PEV, o primeiro passo necessário para combater as perdas alimentares é ter consciência de que o problema existe. O segundo passo é perceber com rigor das suas causas. Conhecidos os fatores que geram o problema, ficam criadas as condições para a definição de objetivos e metas para pôr fim ao problema. Assim, com esta iniciativa legislativa – em discussão no plenário da Assembleia da República na próxima quarta-feira, dia 3 de Junho, a partir das 15.00h – “Os Verdes” pretendem contribuir para que se deem passos, que se querem continuados e até mais abrangentes, para os objetivos que se pretendem atingir, de combate ao desperdício alimentar.

Voltar