Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2015
 
 
Comunicados 2015
Partilhar

|

Imprimir página
05/06/2015
5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente - Os Verdes salientam importância do combate ao despovoamento e à desertificação

No Dia Mundial do Ambiente, que se assinala hoje, o Partido Ecologista Os Verdes elege o combate ao despovoamento e à consequente desertificação do país como uma prioridade ambiental para Portugal.

O PEV considera que as políticas de austeridade, que têm gerado desemprego e levado ao êxodo e à emigração forçada de milhares de cidadãos, nomeadamente jovens, especificamente das regiões interiores do país, são fatores determinantes que levam ao despovoamento de Portugal - sendo que hoje, uma das “espécies” mais ameaçadas em Portugal são os cidadãos em idade ativa, com forte componente juvenil, fruto, ainda, do agravamento da situação económica e social que atualmente se vive.

O combate a esta chaga, com consequências ambientais dramáticas, deveria ser uma prioridade do Governo, com a implementação de medidas transversais em todas as áreas, com políticas que levassem as populações, nomeadamente os mais jovens, a terem emprego e a fixarem-se nestas zonas, mais despovoadas, do território.

Mas a política do Governo tem ido exatamente em sentido contrário. O encerramento de serviços públicos (como escolas, centros de saúde, serviços de finanças…), o encerramento de centenas de quilómetros de linhas ferroviárias, de norte a sul do país, a degradação dos serviços públicos de transporte, a redução drástica dos apoios sociais, nomeadamente para o ensino universitário, que levou ao encerramento de muitos cursos nas universidade e politécnicos localizadas em muitas destas regiões, o apoio a práticas agrícolas intensivas, a destruição da agricultura familiar, o incentivo e a concentração de apoios nas práticas de monocultura agrícola e florestal, nomeadamente a promoção do eucalipto, que não geram emprego, é exatamente o contrário do que deveria ser feito por esta maioria.

No Dia Mundial do Ambiente, o PEV chama a atenção para as consequências humanas e ambientais dramáticas destas políticas, nomeadamente a perda de biodiversidade, o aumento do risco de incêndios, o empobrecimento e a perda de solos por erosão. Esta situação é tanto mais grave quando os impactos das alterações climáticas aceleram e agravam todos estes processos.

Por todas estas razões, Os Verdes comprometeram-se, na Convenção agora realizada em Lisboa, com o combate a estas políticas e com o empenho e o trabalho por alternativas para Portugal, que ponham um fim a este rumo e apontem soluções para o desenvolvimento sustentável do país. O PEV marcará, ainda, presença amanhã, dia 6 de Junho, na Marcha Nacional A Força do Povo, promovida pela CDU em Lisboa.

Voltar