Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
04/10/2014
5 de Outubro – Dia Mundial do Professor - “Os Verdes” estão solidários com luta dos professores

Na véspera da comemoração do Dia Mundial do Professor, que se assinala amanhã, domingo, dia 5 de Outubro com uma manifestação de professores em Lisboa, o Partido Ecologista “Os Verdes” saúda a luta dos professores em defesa dos seus direitos, melhores condições de trabalho e da escola pública. Para “Os Verdes” a profissão de professor deve ser dignificada e respeitada pelo Ministério da Educação, como exemplo para toda a comunidade, nomeadamente para os jovens.

Naquela que é a abertura de ano letivo mais atribulada dos últimos tempos, e que levou até o Ministro da Educação a pedir desculpas a toda a comunidade educativa, há estudantes ainda sem aulas, nomeadamente no ensino artístico, professores por colocar, escolas a funcionar em “part-time”, manifestas insuficiências em termos de número de funcionários, alunos com NEE sem o apoio necessário. Acresce que os professores, para além de terem visto os seus salários reduzidos como todos os outros funcionários públicos, enfrentam ainda gastos acrescidos decorrentes das despesas inerentes à constituição de mega-agrupamentos, assim como a degradação das suas condições de trabalho.

O PEV considera fundamental que se resolvam, de uma vez por todas, as injustiças na contratação de professores, criadas pelos erros no concurso, assim como o grave problema de desemprego que assola os professores quando, mostra a realidade, a terminar a terceira semana de aulas, ainda existem alunos sem aulas.
 
“Os Verdes” manter-se-ão ao lado dos professores, alunos, pais e funcionários, solidários com a sua luta em defesa de melhores condições de ensino e de melhores condições de aprendizagem nas escolas, em defesa de um ensino público de qualidade de acesso a todos em igualdade de circunstâncias.

Voltar