Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
05/02/2013
7 de Fevereiro - Projeto de Lei de “Os Verdes” sobre alteração de regime de assistência a filhos menores portadores de deficiência em discussão no Parlamento

Discute-se na próxima quinta-feira, dia 7 de Fevereiro, na Assembleia da República, o Projeto de Lei de “Os Verdes” que altera a Lei nº7/2009, de modo a corrigir o pressuposto de assistência a filhos menores com deficiência.

O PEV considera fundamental que a lei preveja, na regulação do tempo do trabalho, a especificidade do apoio necessário a filhos portadores de deficiência o que, atualmente acontece de forma incompreensível: prevê a redução de cinco horas semanais do período normal de trabalho, mas apenas enquanto o filho tiver menos de um ano de idade. Para “Os Verdes”, este regime de assistência a filhos menores portadores de deficiência não faz sentido. Uma criança portadora de deficiência não deixa de ter essa deficiência ao final de um ano e, por vezes, há crianças cuja deficiência só é diagnosticada após um ano de idade.

Urge, portanto, proceder à alteração deste regime, de modo a garantir um adequado apoio por parte dos pais trabalhadores, o que implica redução nas horas de trabalho semanais, nos mesmos termos em que atualmente é proposto até um ano de idade, devendo ser possível para todo o período em que o filho for menor de idade. A iniciativa legislativa em causa será discutida na Assembleia da República no próximo dia 7 de Fevereiro, a partir das 15.00h.

Voltar