Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
15/02/2016
“Conversas Ecologistas” - Património Industrial Corticeiro Fator de Identidade e de Desenvolvimento
Foi assim, no sábado passado (fotos em anexo), na antiga fábrica corticeira Robinson em Portalegre, onde, meia centena de pessoas, não se deixando abalar pelo mau tempo, responderam ao apelo de Os Verdes para salvar este património industrial de grande valor, visitaram a fábrica e debateram o seu futuro.

A iniciativa acabou com o lançamento de uma Petição Pública intitulada - Salvem a Robinson! - Património Industrial Corticeiro, cujos primeiros subscritores são os participantes no debate.

A dirigente de Os Verdes, Manuela Cunha, anunciou ainda a entrega de 1 dossier sobre o problema, às seguintes entidades: Presidente da República, Governo e Assembleia da República.

O debate contou com intervenções dos oradores abaixo referidos, para além das intervenções dos participantes e de Manuela Cunha, membro da Comissão Executiva de Os Verdes e moderadora do debate, também cabeça de lista pela CDU por Portalegre nas últimas eleições legislativas.

•    Prof. Doutor José Manuel Lopes Cordeiro, Historiador, Professor Universitário, Diretor do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave/Famalicão, Presidente da Associação Portuguesa Património Industrial e Representante Nacional do TICCIC, organismo consultor da UNESCO/ICOMOS para o património industrial.

•    Engª Manuela Mendes, atual Administradora da Robcork S.A., desempenhou funções de direção e administração na Corticeira Robinson de 1990 até ao encerramento da fábrica, em 2009.

•    Dr. Luís Pargana, Professor e Vereador da CDU na Câmara Municipal de Portalegre, responsável pela primeira apresentação pública, em 2002, do Projeto Robinson ao Ministro da Cultura.
Voltar