|
04/05/2007 |
“OS VERDES” ACUSAM - CP DISCRIMINA DISTRITO DE SANTARÉM E OS SEUS UTENTES DO SERVIÇO FERROVIÁRIO |
|
O Partido Ecologista “Os Verdes” acusa a CP de discriminar o Distrito de Santarém na oferta dos serviços prestados aos utentes.
Esta discriminação chegou mesmo ao extremo de praticar um aumento no preço dos bilhetes, só para as duas estações deste Distrito. Este aumento refere-se aos dois únicos Alfas que continuam a parar nas estações de Santarém e Entroncamento e não é praticado para o resto do percurso que o Alfa faz entre Lisboa e Porto.
Este aumento (exclusivo), que atinge mais de 2,50€, demonstra uma vontade deliberada de enxotar os utentes das estações de Santarém e do Entroncamento dos Alfas e uma discriminação inadmissível, tanto para os utentes como para o desenvolvimento do Distrito.
É bom relembrar ainda que para além disso, a CP eliminou grande parte do serviço Alfa nestas mesmas estações.
“Os Verdes” denunciam também a mudança de horários ocorrida nos comboios regionais e inter-regionais que levou a uma redução do serviço prestado em particular nas horas de ponta (que leva a concentrar um número superior de passageiros em menos circulações, degradando as condições de conforto e segurança na viagem, sendo muitos dos passageiros obrigados a viajar de pé) e à desvalorização dos passes quilométricos. Os horários existentes estão agora mais desadequados às necessidades dos utentes (não coincidem com os horários laborais, de serviço, escolares…) o que obriga os passageiros a passar mais tempo fora de casa.
Os autarcas Verdes têm protestado em todos os órgãos em que estão eleitos e “Os Verdes” prometem estar ao lado dos utentes para obrigar a CP a rever esta situação inadmissível.