Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2011
 
 
Comunicados 2011
Partilhar

|

Imprimir página
02/12/2011
“OS VERDES” ACUSAM - CP/GOVERNO PRETENDEM ENCERRAR LIGAÇÕES DE SETÚBAL PARA O ALGARVE – REGIONAIS E INTERCIDADES
O Partido Ecologista “Os Verdes” e o seu Colectivo Regional de Setúbal, consideram escandalosas e inaceitáveis as pretensões da CP/Governo de encerrar as ligações ferroviárias entre Setúbal e o Algarve. Depois de conhecida a intenção de por fim à paragem, na cidade de Setúbal, do Intercidades que faz a ligação entre Lisboa e o Algarve, “Os Verdes” tomaram agora conhecimento da existência de uma ordem de serviço da CP que terá seguido para as bilheteiras das estações de caminho-de-ferro anunciando também o encerramento, a partir do dia 11 de Dezembro, do comboio regional de passageiros entre Setúbal e Tunes.

Caso este encerramento se venha a concretizar, ele constitui não só o fim da ligação ferroviária da capital do Distrito de Setúbal ao Algarve e ao Alentejo, mas também e ainda, o fim da paragem do comboio de passageiros em muitas das estações do Distrito de Setúbal, do litoral Alentejano e do Algarve, nomeadamente as estações de Setúbal, Praias do Sado, Mouriscas do Sado, Montenovo Palma, Canal Caveira, Azinheira dos Barros, Lousal, Ermidas do Sado, Alvalade, Amoreiras-Odemira, Luzianas, Santa Clara-Sabóia, Pereiras e S. Marcos. Esta medida irá também levar a uma redução do número de comboios nas estações de Alcácer do Sal, Grândola, Funcheira, Messines Alte e Tunes que se verão privados das paragens de comboios regionais.

Perante uma notícia tão inacreditável e absurda, o Partido Ecologista “Os Verdes” vai, por via do seu Grupo Parlamentar, exigir confirmação desta intenção da CP ao Ministro das Obras Públicas e caso ela se venha a confirmar, este será, para “Os Verdes” mais um ataque inaceitável, incompreensível e insensato deste Governo PSD/CDS-PP à rede ferroviária nacional, ao direito à mobilidade dos portugueses e ao desenvolvimento regional.

“Os Verdes” emprenhar-se-ão, ao lado das associações de defesa dos transportes públicos, das associações de defesa da ferrovia e das autarquias, na luta contra estas medidas altamente prejudiciais para estas regiões já com graves problemas de despovoamento. Esta “notícia de última hora” torna ainda mais premente a aprovação da iniciativa legislativa de “Os Verdes”, discutida hoje na Assembleia da República, que recomenda a suspensão imediata do Plano Estratégico de Transportes.

Voltar