Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
05/06/2013
“Os Verdes” condenam repressão dos manifestantes na Turquia e estão solidários com o Povo Turco
O Partido Ecologista “Os Verdes” está solidário com o povo Turco e com o seu legítimo direito à manifestação e condena o brutal comportamento das forças policiais que já causaram 2 mortos, milhares de feridos e que tem desenvolvido uma repressão excessiva e desmedida sobre o povo turco.
 
“Os Verdes” estão solidários com o legítimo e pacífico protesto dos manifestantes turcos contra o abate de árvores centenárias e contra a destruição do parque Gezi, uma das poucas zonas verdes do coração histórico de Istambul, para a construção de mais uma grande superfície comercial.
 
O legítimo direito ao protesto e à manifestação, num estado de direito, como se afirma a Turquia, não pode ser violentamente vedado desta forma. O Governo Turco tem indo a exercer uma repressão desmesurada que se estende por várias cidades da Turquia, quando mais e mais cidadãos se levantam em apoio e solidariedade para com os manifestantes, engrossando a massa de protesto contra o Governo Turco e contra as forças policiais.
 
“Os Verdes” condenam, por isso, a ação repressiva do Governo Turco e o seu autoritarismo e apelam a que cesse de imediato a repressão sobre o povo turco, assim como a destruição do Parque Gezi. “Os Verdes” apoiam, ainda, o partido verde Turco, Yesiller, no seu protesto pacífico contra a destruição do Parque.
Voltar