|
06/07/2006 |
“OS VERDES” CONGRATULAM-SE - VALENÇA DO MINHO LIVRE DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS |
|
O Partido Ecologista “Os Verdes” congratula-se com a aprovação da recomendação apresentada na Assembleia Municipal de Valença pelo eleito da CDU, no passado dia 30 de Junho, que propõe que o municio de Valença do Minho seja declarado como zona livre de organismos geneticamente modificados (OGM). Foi aprovada com os votos a favor da CDU e do PS e com a abstenção dos restantes partidos.
Esta moção suportou-se na consideração da necessidade de salvaguardar a defesa da agricultura tradicional e biológica, sendo que o Decreto Lei que regula a coexistência entre estas culturas e as transgénicas não foi precedido de um debate esclarecedor com todas as partes interessadas, designadamente agricultores, consumidores, ambientalistas e autarquias e que existe também uma generalizada falta de informação e desconhecimento sobre a matéria.
A moção dava ainda conta que 70% dos consumidores da União Europeia, pura e simplesmente não querem consumir OGM.
Assim, a Assembleia Municipal de Valença deu um sinal muito claro de que quer preservar a agricultura tradicional e biológica, de que quer aplicar o princípio da precaução (em caso de dúvida, optar pela não introdução de OGM) protegendo assim as zonas agrícolas e florestais, bem como as pequenas e domésticas culturas do concelho.