|
11/04/2007 |
“OS VERDES” CONSIDERAM ESCANDALOSA SUPRESSÃO DE ALFAS |
|
O Partido Ecologista “Os Verdes” considera inadmissível e escandalosa a supressão de paragens do comboio Alfa Pendular em Santarém, Pombal, Espinho e Entroncamento.
Para “Os Verdes”, é inaceitável que esta tenha sido a única medida tomada pela CP para reduzir o tempo de viagem Lisboa-Porto. “Os Verdes” consideram que a redução do tempo desta viagem deve passar pela modernização e melhoria da Linha do Norte e não pela supressão de paragem de Alfas no percurso, deixando dois Distritos sem estes comboios.
Para o PEV, esta medida hoje anunciada na comunicação social - e caso venha a confirmar-se - trará graves prejuízos para os Distritos de Santarém e Leiria, especialmente para as centenas de passageiros diários que usam o comboio para se deslocarem e que a partir de 22 de Abril terão que optar por outro meio de transporte, o que trará repercussões ambientais extremamente negativas, com o aumento do recurso ao transporte rodoviário e, inevitavelmente, o aumento das emissões de CO2 para a atmosfera, agravando ainda mais o fenómeno das alterações climáticas.
“Os Verdes” afirmam que vão realizar todos os esforços para que esta medida não venha a concretizar-se e adiantam que vão solicitar, ainda hoje, um pedido de audiência ao Governador Civil do Distrito de Santarém com carácter de urgência.