Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2015
 
 
Comunicados 2015
Partilhar

|

Imprimir página
19/05/2015
“Os Verdes” defendem o fim do processo de privatização da TAP

“Os Verdes” entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução, a ser discutido na próxima sexta-feira, dia 22 de Maio, que recomenda ao Governo que proceda de imediato à anulação do processo de privatização da TAP, empresa estratégica e instrumento da soberania nacional.

Apesar da importância desta companhia aérea e do que representa para o país e para os portugueses, o Governo desde cedo assumiu como objetivo estratégico a sua venda a privados, tendo vindo a preparar terreno com esse objetivo, criando limitações e constrangimentos na sua gestão. Apesar dos inúmeros anúncios de inevitabilidade da privatização da TAP, a verdade é que, nos últimos anos, a empresa cresceu, os salários foram pagos e a economia portuguesa beneficiou em cerca de 3% do PIB. Mesmo assim, o Governo mostra-se incapaz de perceber a dimensão do erro que se prepara para cometer, incapacidade que, para o PEV, resulta da cegueira neoliberal com que encara esta matéria. O Governo, praticamente isolado na defesa da privatização da TAP, enfrenta a oposição de cidadãos de todos os quadrantes políticos e também dos trabalhadores que se organizaram para apresentar duas petições à Assembleia da República, com milhares e milhares de subscritores.

O PEV considera que o Governo ainda está a tempo de abandonar o seu objetivo de entregar a TAP a privados e, dessa forma, mostrar algum empenho na afirmação e na defesa do interesse público e até na defesa da soberania nacional e foi com esse objetivo que “Os Verdes” entregaram no Parlamento a iniciativa legislativa em causa, cuja discussão está agendada para a próxima sexta-feira, dia 22 de Maio.

Voltar