|
09/01/2006 |
“OS VERDES” DENUNCIAM - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO VIOLA DIREITOS DE MATERNIDADE E PATERNIDADE PARA DOCENTES |
|
“Os Verdes” consideram perfeitamente inadmissível que, por via de uma circular, o Ministério da Educação tenha violado os direitos legais de amamentação e aleitação em relação aos docentes de todos os graus de ensino.
Enquanto a lei determina uma dispensa diária aos trabalhadores, para efeitos de amamentação ou aleitação, gozada em dois períodos distintos de uma hora cada, o ministério da Educação diminuiu essa dispensa para dois períodos de 30 minutos cada, o que é totalmente incompreensível, inaceitável e ilegal.
Foi com o objectivo de denunciar esta situação e de requerer um esclarecimento em relação a esta situação concreta que a deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes” dirigiu há dias um requerimento ao ministério da educação com as seguintes questões:
Como pode a Direcção de serviços de gestão de Recursos Humanos do ministério da Educação ter violado de forma tão directa e explícita a lei?
Que medidas imediatas tomará o ministério da Educação para repor a legalidade da situação e atribuir o direito devido aos docentes no que concerne às horas de dispensa para amamentação ou aleitação?
Quantos docentes foram lesados, até à data, neste seu direito, por via da circular nº6/05 da Direcção de Serviços de Gestão de Recursos Humanos do ministério da Educação? E de que forma serão recompensados dessa lesão?