Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
09/04/2014
“Os Verdes” estiveram em Viera do Minho e reuniram com Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo


Depois do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» ter recebido uma delegação do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, do concelho de Vieira do Minho, no dia 20 de março na Assembleia da República, tendo sido de resto o único Grupo a indicar resposta positiva e formal ao pedido de reunião, uma delegação do Coletivo Regional de Braga de «Os Verdes», na qual se integra a candidata Verde ao Parlamento Europeu, na lista da CDU, Mariana Silva, reuniu esta terça-feira, dia 8 de abril, com o diretor do agrupamento e o presidente da associação de pais, com o propósito de conhecer a escola e debater questões relacionadas com a educação.

Na visita realizada foi possível constatar a grande preocupação desta comunidade escolar que se vê abrigada debaixo de cerca 4.500 m2 de coberturas em fibrocimento. Uma situação que cria receios quer aos profissionais que todos os dias aí trabalham, quer a alunos e respetivos pais que denotam apreensibilidade em relação a este problema de saúde pública potencialmente cancerígeno.

A delegação de «Os Verdes» reafirmou a sua determinação em continuar a pressionar o Governo atual, tal como no passado já o fez. De facto, historicamente, o primeiro diploma em Portugal que visou limitar (embora na altura sem proibição expressa) a comercialização e utilização de amianto data de 1987, sendo que «Os Verdes» sempre acompanharam esta questão, tendo um seu Projeto de Lei aprovado por unanimidade na Assembleia da República originado a atual Lei 2/2011, de 9 de fevereiro de 2011, sobre a «Remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos».

Ficou o compromisso de, em breve, o Grupo Parlamentar de «Os Verdes» questionar o Governo em concreto sobre a situação atual da Escola Vieira de Araújo.

Voltar