Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2011
 
 
Comunicados 2011
Partilhar

|

Imprimir página
07/12/2011
“OS VERDES” EXIGEM PRESENÇA DE SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA NO PARLAMENTO PARA DAR EXPLICAÇÕES
10 ANOS APÓS CLASSIFICAÇÃO DO ALTO DOURO VINHATEIRO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE EM RISCO


No momento em que se assinalam 10 anos da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade pela UNESCO, “Os Verdes” anunciam que vão exigir a presença do Secretário de Estado da Cultura na Assembleia da República para que dê as necessárias explicações sobre a Recomendação feita ao Estado Português pela UNESCO na sequência da queixa apresentada pelos Verdes junto desta entidade. Explicações estas que “Os Verdes” já solicitaram através de pergunta entregue no Parlamento a 15 de Novembro, na sequência de um encontro em Paris entre uma representante do PEV e a UNESCO, e relativamente a qual, até à data, não houve qualquer resposta por parte do responsável pela pasta da Cultura.

“Os Verdes” relembram que, em comunicado de imprensa divulgado a 14 de Novembro, tornaram público a vinda do ICOMOS a Portugal em Abril deste ano e a Recomendação enviada ao Governo Português pela UNESCO na sequência do relatório elaborado pelo ICOMOS sobre o impacto da Barragem de Foz Tua no Alto Douro Vinhateiro. “Os Verdes” revelaram também na altura que a UNESCO continuava a aguardar comentários do Governo Português a esta Recomendação, um procedimento habitual nestas situações.

“Os Verdes”, que desde a primeira hora lutaram contra esta Barragem, pelos impactos negativos que ela tem não só no Vale do Tua como no Alto Douro Vinhateiro, e que estão na origem desta intervenção da UNESCO, continuarão empenhados na luta contra a construção da mesma, pois consideram que ela ameaça um património de grande valor e hipoteca o desenvolvimento de Trás-os-Montes. Consideram ainda que o contributo energético que ela pode dar ao país não é significativo e tem custos enormes para os consumidores de energia. Para “Os Verdes”, esta Barragem não vai ao encontro do interesse nacional, só tem interesse para os accionistas da EDP, empresa cuja privatização está em curso.

Voltar