Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
07/07/2005
“OS VERDES” LAMENTAM FALTA DE CONSCIÊNCIA DO PS-BRAGA
O Partido Ecologista “Os Verdes” lamenta a falta de consciência do PS-Braga, pelo facto de ter votado contra a moção apresentada pelos eleitos de “Os Verdes” na Assembleia Municipal de Braga, que previa a instituição do Município de Braga como “Zona Livre de Organismos Geneticamente Modificados (OGM´S”).

A Comissão Europeia decidiu, a 9 de Maio de 2004, e por pressão dos Estados Unidos, levantar a moratória que impedia a importação e o cultivo de alimentos transgénicos em toda a União Europeia. No entanto, é sabido que a maioria dos cidadãos europeus rejeita os OGM e que a evolução do conhecimento científico continua a não fornecer respostas às dúvidas que sustentavam a moratória.

Apesar de todas as dúvidas, vemo-nos na perspectiva de, de um momento para o outro, passarmos a produzir, comercializar e consumir, inúmeros produtos geneticamente modificados.

“Os Verdes” salientam que são vários os municípios e regiões da Europa que tomaram a decisão de declarar o seu território “Zonas Livres de OGM’S”, entre os quais o Algarve, Ponte da Barca, Cadaval e Coimbra, e adiantam que é com extrema preocupação que encaram o chumbo desta moção, levada a cabo pelo Partido Socialista, que inviabiliza o necessário e amplo debate sobre esta matéria, onde deveriam participar todos os interessados: consumidores, agricultores e produtores.

Para mais informações sobre esta matéria, é favor contactar através do número 919 123 646 (dirigente de “Os Verdes”, Celso Ferreira).

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 7 de Julho de 2005

Voltar