|
05/09/2011 |
“OS VERDES” PERGUNTAM AO GOVERNO QUAL A RAZÃO DO CONGESTIONAMENTO DO TROÇO DE AUTO-ESTRADA ENTRE O PORTO E ERMESINDE |
|
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego, sobre o congestionamento do troço da auto-estrada entre as cidades do Porto e Ermesinde.
Pergunta:
O troço de auto-estrada entre as cidades do Porto e Ermesinde é tido como sendo um dos mais congestionados do país. Quem o percorre no dia-a-dia já não se surpreende, quer com o grande volume de tráfego, quer com as filas que constantemente se formam nos quilómetros que antecedem a saída para Ermesinde.
Tal como noticiou o Diário de Noticias no dia 26 de Agosto do presente ano, «o nó da A3 e A4, em Águas Santas, sentido Porto/Ermesinde, sofre grandes condicionalismos em dias de chuva, ficando uma das vias cortada por uma alegada obra, que não é visível. A Brisa e a Ascendi, concessionárias desta estrada, não assumem a correcção do problema (...). Milhares de veículos entram diariamente na A4 através do nó de Águas Santas, mas em dias de chuva uma das duas vias do acesso à A4 é fechada ao tráfego, causando forte congestionamento. No local a sinalização indica que a estrada está em obras, mas estas já terminaram desde a obra de prolongamento da A4».
Ora a acima referida obra de prolongamento deste troço de auto-estrada já remonta ao ano de 2006, sendo previsível que nem a Brisa nem a Ascendi pretendam efetuar quaisquer obras de correção na via, causando transtornos acrescidos no que respeita à segurança rodoviária.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Economia e do Emprego possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Encontra-se a decorrer algum tipo de obra no nó acima referenciado? De quando data a última intervenção aí realizada e do que consistiu?
2 - Existe ou está a decorrer algum estudo para solucionar a questão acima retratada?
3 - Está prevista qualquer intervenção no nó da A3 com a A4? Que tipo de intervenção e qual a data prevista para o início da mesma?
4 - Tem este ministério dados sobre o número de acidentes ocorridos no troço de auto-estrada que liga as cidades do Porto e Ermesinde?
5 - Como analisa este ministério a responsabilidade das empresas Brisa e Ascendi nesta questão já antiga?
Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”