|
23/08/2006 |
“OS VERDES” PREOCUPADOS COM PROFISSIONAIS DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS |
|
O deputado de “Os Verdes”, Francisco Madeira Lopes, entregou hoje na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Educação, sobre as dificuldades dos Profissionais de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC), cujos salários foram reduzidos em 1/3.
Segue a transcrição integral do requerimento:
Chegou ao Grupo Parlamentar “Os Verdes” uma denúncia feita pela Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação, dando conta das dificuldades que o Governo tem criado aos Profissionais de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC), não contribuindo assim para a valorização do respectivo Sistema nacional da responsabilidade da Direcção-Geral de Formação Vocacional (Ministério da Educação).
É denunciado que o Governo decidiu baixar o valor do salário dos profissionais que trabalham nos Centros de RVCC em 30% (!) para além de os manter, ano após ano, a trabalhar como prestadores de serviços, recusando-se a reconhecer as necessidades permanentes dos serviços e a conferir-lhes maior estabilidade profissional. Além disso, queixam-se ainda de falta de acompanhamento às equipas e de monitorização do próprio sistema de forma a melhorar a sua coordenação, planeamento e eficiência.
Não é aceitável que o Governo continue a prejudicar e desrespeitar estes profissionais que desempenham uma função pública e de cuja estabilidade e motivação profissional depende a qualidade e credibilidade do serviço desempenhado pelo Sistema de RVCC.
Nesse sentido, solicito, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, a S. Exa. o Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo o presente requerimento, para que o Ministério da Educação me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1. Quantos profissionais de RVCC existentes nos Centros de RVCC em regime prestação de serviços foram afectados pelo anunciado corte salarial de 30%?
2. Com que pretexto viram esses profissionais reduzida a sua remuneração em 1/3?
3. Até quando serão esses profissionais obrigados a trabalhar sem qualquer vínculo e direitos profissionais?
4. Que medidas serão tomadas para corrigir a falta de acompanhamento e de monitorização das diferentes equipas e centros de RVCC?