Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
18/12/2005
“OS VERDES” PROPÕEM REQUALIFICAÇÃO DA QUINTA DA NOSSA SENHORA DA PAZ E SUA DEVOLUÇÃO AOS LISBOETAS
Os eleitos de “Os Verdes” entregaram na sexta-feira passada uma recomendação na Assembleia Municipal de Lisboa, em que se recomenda a recuperação da Quinta da Nossa Senhora da Paz e sua devolução aos lisboetas.

A Quinta da Nossa Senhora da Paz localiza-se na Estrada do Paço do Lumiar, nº 5, tendo nas suas imediações, entre outros, o templo hindu Mahatma Gandhi, a Ermida de S. Sebastião, a casa onde nasceu Cesário Verde, o Polo Tecnológico do Lumiar e os Museus do Teatro e do Traje.
A Quinta possui no seu interior um palacete com edifícios anexos, jardim com lagos e tanques, relógio de sol, um pavilhão desportivo, dispondo também de um riquíssimo conjunto de painéis de azulejos oitocentistas, parcialmente pilhados, encontrando-se o agregado num avançado estado de degradação.

Em Abril de 2001, os órgãos autárquicos da Freguesia do Lumiar deliberaram, por unanimidade, devolver o espaço à população, solicitando à Câmara a recuperação ambiental e paisagística dos seus equipamentos culturais e desportivo. Nela funcionou uma escola de ensino básico, então substituída pela Escola EB 1 e JI do Alto da Faia, bem como a Divisão dos Núcleos Dispersos da CML.
Em Maio de 2002, o Departamento das Estruturas Verdes da CML terá chegado a elaborar um projecto de requalificação para a zona. Porém, desde então, a Câmara apenas se pronunciou pela utilização do espaço para o encerramento da 21ª Edição ModaLisboa Sport, ou ponderou ceder temporariamente as instalações, à Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (APAP), que entretanto as não aceitou, ou a considerou para a nova localização da Academia Portuguesa de História, reconhecendo a Câmara tratar-se de uma propriedade “muito bonita, embora a edificação não estivesse bem conservada”.

Considerando o reconhecido estado de abandono em que se encontra o valioso património da Quinta e a inexistência de um qualquer recente programa de intervenção;
Considerando ainda a necessidade de preservar e devolver este conjunto arquitectónico ao usufruto público;

Considerando por fim, que esse património deve ser salvaguardado de interesses imobiliários ou da eventual tentativa de aí serem construídos condomínios fechados, à semelhança de outros já existentes no Paço do Lumiar;

“Os Verdes” pretendem a elaboração de um projecto integrado e calendarizado que contemple a urgente recuperação ambiental e paisagística dos equipamentos culturais e desportivo da Quinta da Nossa Senhora da Paz, tendo em vista a sua reabertura ao público.
Voltar