Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
13/05/2013
“Os Verdes” querem alargar famílias com capacidade de adoção incluindo casais compostos por pessoas do mesmo sexo

“Os Verdes entregaram na Assembleia da República um Projeto de Lei que prevê o alargamento de famílias com capacidade de adoção, erradicando uma restrição, contida no nosso ordenamento jurídico, que afasta famílias estruturadas do direito à adoção.

É do superior interesse das crianças ter uma família e viver num ambiente familiar estruturado, saudável e enriquecedor dos mais diversos pontos de vista. Não se percebe, por isso, por que razão se restringe o conceito familiar daqueles que podem adotar crianças em Portugal, excluindo os casais compostos por pessoas do mesmo sexo.

Em Portugal caminhou-se progressivamente na erradicação de discriminações absolutamente incompreensíveis de homossexuais, designadamente reconhecendo que todas as formas de constituição de família não discriminam ninguém em função da orientação sexual das pessoas, de resto como determina a Constituição da República Portuguesa. Não se compreende, por isso, que se reconheça plena igualdade do conceito familiar, independentemente do sexo das pessoas, e não se reconheça a plena consequência de se ser uma família.

A sociedade tem o direito de garantir uma boa família a todas as crianças (e boas e más famílias não dependem das orientações sexuais dos seus membros, existindo ambas em casais homo ou heterossexuais). À lei compete erradicar uma restrição, hoje contida no nosso ordenamento jurídico, que afasta famílias estruturadas do direito à adoção e é com esse objetivo que o PEV entrega no Parlamento a presente iniciativa legislativa que será discutida em plenário na próxima sexta-feira, dia 17 de Maio.

Voltar