Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
12/04/2013
“Os Verdes” querem esclarecimentos da CML relativamente à Mata de Benfica, no Bairro de Santa Cruz
O Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes”, através da deputada municipal Cláudia Madeira, entregou na Assembleia Municipal de Lisboa, um requerimento em que questiona a autarquia relativamente à Mata de Benfica, no Bairro de Santa Cruz.
 
O Parque Silva Porto, mais conhecido por Mata de Benfica, esteve fechado cerca de um mês, na sequência do temporal que devastou o país, sendo um espaço verde da cidade de Lisboa confrontado com alguns problemas de insegurança e a necessitar de intervenções de requalificação nalguns dos seus espaços desportivos e de recreio.
 
Assim, através deste requerimento, “Os Verdes” pretendem saber qual a entidade responsável pela manutenção e gestão do Parque Silva Porto; o horário de funcionamento dos sanitários deste parque; quem assegura o cumprimento desse horário de funcionamento e a segurança dos frequentadores do Parque Silva Porto; para quando prevê a Câmara Municipal de Lisboa a requalificação da zona envolvente à piscina, dos dois campos de padel e do quiosque do Parque Silva Porto; qual  o destino dado aos antigos bebedouros que faziam parte do mobiliário urbano da Mata de Benfica e se a autarquia pondera proceder à recuperação e colocação dos antigos bebedouros.
 
REQUERIMENTO
 
O Parque Silva Porto, mais conhecido por Mata de Benfica, situa-se na freguesia de Benfica, mais propriamente no Bairro de Santa Cruz.
 
É um importante espaço de lazer, com cerca de 4 hectares, com um parque infantil, parque de merendas, um lago, e alguns bebedouros, e apresenta diversidade a nível de fauna e flora, além do património edificado e artístico, como a estátua ao pintor Silva Porto.
 
Este espaço verde da cidade de Lisboa encontrava-se bastante degradado e abandonado pelas autarquias locais e que necessita ainda de uma intervenção de requalificação nalguns espaços, nomeadamente a zona envolvente à piscina, os dois campos de padel e o quiosque do parque.
 
Considerando que existem relatos de alguma insegurança sentida pelos frequentadores deste espaço verde da cidade de Lisboa;
 
Considerando que é necessário proceder à requalificação integral de alguns equipamentos desportivos e de recreio existentes no Parque Silva Porto;
 
Considerando que foram removidos os antigos bebedouros, datados da primeira metade do século XX, que constituíam exemplares únicos do mobiliário urbano na Freguesia de Benfica;
 
Considerando que foram instalados, em menor número, bebedouros metálicos em detrimento da recuperação dos antigos bebedouros que eram um património integrante do Parque Silva Porto.
 
Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada a seguinte informação:
 
1. Quem é a entidade responsável pela manutenção e gestão do Parque Silva Porto?
 
2. Qual é o horário de funcionamento deste parque e dos seus sanitários?
 
3. Quem assegura o cumprimento desses horários de funcionamento e a segurança dos frequentadores do Parque Silva Porto?
 
4. Para quando prevê a Câmara Municipal de Lisboa a requalificação da zona envolvente à piscina, dos dois campos de padel e do quiosque do Parque Silva Porto?
 
5. Qual o destino dado aos antigos bebedouros que faziam parte do mobiliário urbano da Mata de Benfica?
 
6. Pondera a autarquia proceder à recuperação e colocação dos antigos bebedouros?
 
O Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de “Os Verdes”.
Lisboa, 12 de Abril de 2013
Voltar