Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
11/01/2013
“Os Verdes” querem esclarecimentos da CML sobre o estacionamento existente no interior do Castelo de São Jorge
O Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes”, através da deputada municipal Cláudia Madeira, entregou na Assembleia Municipal de Lisboa, um requerimento em que questiona a autarquia sobre o estacionamento existente no interior do Castelo de São Jorge.
 
Importa frisar que no espaço intramuralhado, entre as muralhas do Castelo e o Núcleo Museológico, existe um parque de estacionamento que supostamente devia ser provisório, até à conclusão e inauguração do Parque de Estacionamento do Chão do Loureiro. 
 
Assim, através deste requerimento, “Os Verdes” pretendem saber a razão para a permanência deste parque de estacionamento no Castelo de São Jorge; se a autarquia pondera interditar o estacionamento naquele espaço, em caso afirmativo para quando; bem como proceder à sua requalificação.
 
REQUERIMENTO
 
O Castelo de São Jorge ergue-se em posição dominante sobre a mais alta colina do centro histórico, sendo um dos ex-libris da cidade de Lisboa. Constitui, em si mesmo, um local de forte atracção turística, pois proporciona aos visitantes uma das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do rio Tejo.
No entanto, verificamos que no espaço intramuralhado, entre as muralhas do Castelo e o Núcleo Museológico, existe um parque de estacionamento que supostamente devia ser provisório e temporário, até à conclusão e inauguração do Parque de Estacionamento do Chão do Loureiro.
 
Contudo, este local continua, após a inauguração do Parque de Estacionamento do Chão do Loureiro, a ser utilizado como sítio de estacionamento;
 
Considerando que aquele espaço era anteriormente usado por moradores e visitantes para descansar e desfrutar da sombra das árvores;
 
Considerando que o parque de estacionamento no interior do Castelo de São Jorge é inadequado e incompatível com o seu estatuto de Monumento Nacional;
 
Considerando que o Município de Lisboa é o proprietário e o responsável pela gestão deste Monumento Nacional.
 
Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada a seguinte informação:
 
1. Qual a razão para a permanência deste parque de estacionamento no Castelo de São Jorge?
 
2. Pondera a autarquia interditar o estacionamento naquele espaço situado no interior do Castelo de São Jorge?
 
2.1. Em caso afirmativo, para quando?
 
2.2. Em caso negativo, qual a razão?
 
3. Pondera a autarquia proceder à requalificação deste espaço situado no interior do Castelo de São Jorge?
 
O Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de “Os Verdes” em Lisboa.
Lisboa, 11 de Janeiro de 2013
Voltar