Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2007
 
 
Comunicados 2007
Partilhar

|

Imprimir página
14/03/2007
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE ACTUAÇÃO DA GNR
O Deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, Francisco Madeira Lopes, entregou há dias na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Administração Interna, sobre a actuação da GNR junto aos trabalhadores da Câmara Municipal de Avis.

Segue a transcrição integral do requerimento:

O Município de Avis denunciou, junto do Grupo Parlamentar de “Os Verdes”, que, no dia 2 de Março último, dia em que teve lugar em Lisboa uma grande manifestação nacional de trabalhadores, organizada pela CGTP, sob o lema “Juntos pela Mudança de Políticas”, à qual acorreram milhares de cidadãos e trabalhadores em protesto de todo o país, incluindo do referido concelho alentejano, e muito concretamente funcionários daquela Câmara Municipal, foi levada a cabo uma acção por agentes da Guarda Nacional Republicana nas instalações dos serviços do Município pretendendo apurar a identidade e o quantitativo de trabalhadores da Câmara que iriam participar na manifestação em causa.

Este tipo de acção, de utilidade e legalidade duvidosa, efectuada por um órgão de polícia criminal e força de segurança interna, é totalmente incompreensível, podendo ser interpretado como uma inaceitável tentativa de intimidação e dissuasão de participação numa actividade de protesto perfeitamente legal e no exercício de um direito fundamental (direito à manifestação, constitucionalmente consagrado) e traz-nos à memória outros tempos de ausência de liberdade política e de expressão que, a confirmarem-se, não podem deixar de suscitar apreensão, inquietação e indignação.

Solicito, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, a S. Exa. o Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo o presente requerimento, para que o Ministério da Administração Interna me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Confirma o Ministério que no dia 2 de Março de 2007 foram enviados agentes da GNR às instalações da Câmara Municipal de Avis a fim de proceder à identificação e levantamento do número de trabalhadores, funcionários daquele município, que iriam aderir à acção de protesto nacional convocada pela CGTP?
2. De que autoridade partiu a ordem, quais os objectivos que se visava atingir, em termos do interesse público e quais as normas legais que fundamentaram essa acção?
3. Em que outras empresas ou instituições, naquele concelho ou no resto do país é que forças de segurança interna procederam a acções da mesma natureza?


 

Voltar