O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que pede esclarecimentos ao Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a Unidade Hospitalar de Valpaços e a falta de cuidados de saúde com que se depara a população.
PERGUNTA:
A Comunicação Social dá hoje conta de uma manifestação popular que reuniu cerca de 600 pessoas junto ao Hospital de Valpaços, com vista a exigir a reabertura da Unidade Hospitalar de Valpaços e a reintegração dos seus 40 funcionários.
Recorde-se que essa unidade hospitalar, gerida pela Santa Casa da Misericórdia, se encontra encerrada há cerca de um mês.
Aparentemente o encerramento decorreu do facto de não ter havido acordo com a ARS Norte e os 40 trabalhadores dessa Unidade foram, na altura, “forçados” a gozar as suas férias, que entretanto terminaram na passada quarta-feira.
Esses trabalhadores encontram-se sem receber o vencimento referente ao mês de Janeiro e vivem agora na incerteza relativamente à sua situação profissional.
Por outro lado as populações continuam sem acesso aos cuidados de Saúde, e vêem-se obrigadas a deslocar-se a Chaves ou a Mirandela com todos os inconvenientes que esta situação acarreta.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde me possa prestar os seguintes esclarecimentos: 1 – Que diligências foram desencadeadas por esse Ministério com vista a resolver a grave situação com que se deparam as populações de Valpaços? 2 – Para quando prevê a reabertura da Unidade Hospitalar de Valpaços? 3 – Há alguma possibilidade de alguns dos 40 trabalhadores dessa unidade serem dispensados das suas funções? 4 – Em caso afirmativo, que motivos justificam essa dispensa?
|