Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
17/12/2005
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE POLUIÇÃO PROVOCADA POR EMPRESA – OLIVEIRA DE AZEMÉIS
O deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, Francisco Madeira Lopes, entregou ontem na Assembleia da República dois requerimentos, em que questiona o Governo, através da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e do Ministério do Ambiente, sobre a poluição provocada pela firma Gametal – Metalúrgica da Gandarinha.

A Firma Gametal – Metalúrgica da Gandarinha, encontra-se situada no Lugar de Faria de Baixo, Vila de Cucujães, Oliveira de Azeméis, em pleno perímetro urbano e rodeada de moradias unifamiliares.

Há cerca de um ano, a população entregou na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis um abaixo-assinado, onde requeria informação sobre o tipo de poluição provocado pela fábrica e sobre o seu grau de perigosidade para a saúde pública.

Os moradores queixam-se de cheiros desagradáveis, ruídos nocturnos provocados por cargas e descargas e despejo de efluentes nas antigas linhas de rega situadas nas proximidades. A população queixa-se ainda de que as moradias estão cobertas por uma camada gordurosa, difícil de limpar.

Este problema arrasta-se há mais de um ano, sendo que os moradores e a população nunca obtiveram resposta satisfatória aos abaixo-assinados entregues às autoridades, nomeadamente à autarquia. A Revista Grande Reportagem faz inclusivamente referência a esta empresa, como sendo uma das maiores poluidoras ao nível da Europa, situando-se num vergonhoso 42º lugar por poluição por óxido nitroso.

Assim, “Os Verdes” pretendem ver esclarecidas pelo Ministério do Ambiente, as seguintes questões:

1. Que conhecimento tem o Ministério acerca do tipo e quantidades de poluição provocado pela firma Gametal, em Oliveria de Azeméis?
2. Tem esse Ministério conhecimento sobre os eventuais problemas de saúde pública que poderão ser provocados pela poluição por óxido nitroso?

Pretendem ainda que a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis preste os seguintes esclarecimentos:

1. Foram efectuadas vistorias para aferir do adequado funcionamento da firma Gametal? Em caso de resposta afirmativa, a que conclusões chegou a autarquia sobre o seu funcionamento?
2. Tem essa autarquia conhecimento dos protestos dos moradores sobre esta situação?
3. Que medidas está a Câmara a pensar tomar no sentido de assegurar o cumprimento da legalidade e o respeito do meio ambiente?


 

Voltar