|
13/03/2007 |
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE PROGRAMA DE CONTROLE DE DESCARGAS DE ÁGUAS RESIDUAIS NA BACIA DO ALVIELA |
|
O Deputado Francisco Madeira Lopes, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou ontem na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, sobre o programa de controle de descargas de águas residuais agro-industriais na bacia do Alviela.
Segue a transcrição integral do requerimento:
Em resposta datada de 17-08-2006 ao Requerimento nº 2063/X (1ª) apresentado em 17-05-06 pela Sra. Deputada Luísa Mesquita do PCP, fez o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional (MAOTDR) referência à existência, no âmbito da Inspecção Geral do Ambiente e Ordenamento do Território (IGAOT) de um programa de controlo das descargas de águas residuais efectuadas pelas explorações agro-industriais existentes ao longo de toda a bacia, referindo ainda que “Desde 2005 até Maio de 2006 foram ainda efectuadas 105 inspecções a unidades industriais situadas na área de bacia do rio Alviela, tendo sido levantados mais de 70 autos de notícia, cujos processos de contra-ordenação se encontram a decorrer” (Vª Refª MAOTDR/4772/06/5830, Procº nº 48.01).
Contudo, consultado o site da IGAOT, não se encontra referência a qualquer programa com aquele nome.
Assim, solicito, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, a S. Exa. o Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo o presente requerimento, para que o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1. Em que é que consiste o referido programa de controlo das descargas de águas residuais efectuadas pelas explorações agro-industriais existente no âmbito da IGAOT?
2. Esse programa diz respeito especificamente à bacia do Alviela?
3. Qual é a situação dos mais de 70 autos de notícia referidos (quantos foram arquivados, quantos é que resultaram em condenação ou absolvição e qual o conteúdo das decisões e identificação das entidades condenadas, quantos é que estão ainda a decorrer)?
Por último requeiro que me seja enviado uma cópia do referido programa ou a indicação do site electrónico onde é possível aceder ao conteúdo do mesmo.