Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
06/11/2005
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE SERVIÇO DE EMERGÂNCIA MÉDICA
O deputado de “Os Verdes”, José Luís Ferreira, entregou há dias na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Ministério da Saúde sobre o serviço de emergência médica.

O serviço de emergência médica em Portugal não tem dado resposta eficaz aos pedidos de socorro dos cidadãos.

As chamadas dos cidadãos para o número de emergência – 112 - demoram a ser atendidas e tudo indica que não há critérios na triagem das situações apresentadas. Sabe-se ainda que a qualidade do socorro aos cidadãos depende de uma resposta rápida e célere, o que actualmente não se verifica, colocando em risco a saúde das pessoas que recorrem a este serviço.

Ocorre ainda que é visível uma falta de coordenação entre os dois Ministérios com responsabilidade nesta matéria – Ministério da Saúde e Ministério da Administração Interna – o que torna a situação ainda mais grave.

Por vezes, e na falta de respostas adequadas e rápidas, recorre-se ao apoio dos bombeiros locais, situação que implica o pagamento do serviço prestado, o que constitui um encargo que agrava ainda mais a situação financeira de muitas famílias, especialmente as de mais baixos rendimentos.

Assim, “Os Verdes” pretendem ver esclarecidas pelo Ministério do Ambiente, as seguintes questões:

1. Para quando a criação de uma única central de socorro e recrutamento de tripulantes de ambulância com experiência para poderem fazer a triagem das chamadas de socorro?
2. Está esse Ministério a considerar a disponibilização de médicos para dar apoio técnico às tripulações das ambulâncias?
3. Que medidas prevê esse Ministério implementar para fazer face à falta de coordenação dos meios de socorro?

Voltar