Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
01/11/2005
“OS VERDES” QUEREM EXPLICAÇÕES SOBRE ACTUAÇÃO DA PSP NA SEDE DA CNA, EM COIMBRA
O deputado de “Os Verdes”, José Luís Ferreira, entregou há dias na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Ministério da Administração Interna sobre a actuação da PSP na sede da Confederação Nacional da Agricultura, em Coimbra.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) fez chegar o seu protesto ao Grupo Parlamentar “Os Verdes”, pelo facto de no dia 20 de Outubro, um agente da PSP se ter deslocado à sede da CNA, em Coimbra, para inquirir sobre quem seriam os associados da CNA que iriam participar na manifestação de agricultores em Lisboa (manifestação que se realizou no dia 25 de Outubro).

Para “Os Verdes”, esta atitude por parte das forças policiais é inaceitável, susceptível de ser entendida como uma tentativa de intimidação com o objectivo de, porventura, intimidar aqueles que estariam a considerar a possibilidade de livremente exercerem o seu legitimo direito de se manifestarem.

Considerando que o direito de manifestação e de concentração assiste a todos os cidadãos e que qualquer tentativa de perturbar este direito é estranha num estado de direito democrático, porquanto configura um atentado à liberdade democrática dos cidadãos, “Os Verdes” pretendem ver esclarecidas as seguintes questões:

1. Que razões justificam a identificação dos cidadãos que poderiam vir a participar na manifestação de agricultores de 25 de Outubro?
2. Para que efeitos pretendia esse Ministério utilizar a informação obtida?


 

Voltar