Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
31/10/2005
“OS VERDES” QUEREM EXPLICAÇÕES SOBRE IRREGULARIDADES NO ATENDIMENTO DO HOSPITAL AMADORA-SINTRA
O deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, José Luís Ferreira, entregou ontem na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Ministério da Saúde, sobre as demoras, irregularidades e ineficiência no atendimento, tanto nas urgências, como no serviço externo, do Hospital Amadora-Sintra.

A maioria das queixas que chegam ao Grupo Parlamentar “Os Verdes” dizem respeito ao caos no atendimento das urgências, à falta de profissionais competentes para trabalhar com determinado tipo de equipamentos (nomeadamente em relação ao ECO-DOPPLER) disponíveis, à situação de insegurança que se verifica e que leva à ocorrência de diversos roubos a utentes, à falta de higiene das casas-de-banho, ao desaparecimento de processos de utentes e à alteração de médicos assistentes e de datas de consultas sem que os utentes sejam avisados dessas alterações.

Apesar das queixas serem recorrentes ao longo dos anos, não se verificam melhorias nos serviços de atendimento desta unidade hospitalar nem uma intervenção eficaz por parte da tutela de modo a por cobro às várias situações relatadas.

Considerando que o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, a que o hospital se encontra obrigado, é um direito que assiste a todos os cidadãos, “Os Verdes” pretendem ver esclarecidas pelo Ministério da Saúde, as seguintes questões:

1. Tem esse Ministério conhecimento do vasto conjunto de queixas apresentadas pelos utentes do Hospital Amadora-Sintra, relativas à qualidade dos serviços prestados?
2. Que razões são apresentadas pela Administração do Amadora-Sintra para o mau funcionamento dos serviços?
3. Que medidas foram implementadas pela tutela para responsabilizar a Administração da Amadora-Sintra pelos maus serviços prestados aos utentes?
4. Que medidas concretas vai o Ministério da Saúde implementar para assegurar a resolução destes problemas e melhorar a qualidade dos serviços prestados?

Voltar