|
20/07/2006 |
“OS VERDES” QUEREM EXPLICAÇÕES SOBRE TÍTULOS DE TRANSPORTE DO METRO SUL DO TEJO |
|
A Deputada ecologista, Heloísa Apolónia, entregou na Assembleia da República um requerimento em que questiona o Governo, através do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre os títulos de transporte do Metro Sul do Tejo.
Segue a transcrição integral do requerimento:
O início da exploração comercial do Metro Sul do Tejo (MST) incluía a entrada em funcionamento das três linhas previstas em simultâneo.
Entretanto, foi tornado público que, estando concluída a primeira fase (entre Corroios e a Cova da Piedade), será iniciada a exploração comercial desta linha, antes das outras que não estão concluídas.
Ora, face a esta notícia, há esclarecimentos que se impõem obter, questões que coloquei directamente ao Sr. Ministro Mário Lino, no plenário da Assembleia da República, no passado dia 12 de Julho, na interpelação sobre “Transportes e Mobilidade” que “Os Verdes” tomaram a iniciativa de promover, mas às quais não obtive resposta, e, por isso, reitero o pedido de esclarecimento através do presente requerimento.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exa. O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo o presente requerimento, por forma a que o Ministério das Obras Públicas, dos Transportes e das Comunicações me possa prestar a seguinte informação:
1. Estando prevista a entrada em funcionamento de apenas um troço do Metro Sul do Tejo, e sendo que a base tarifária dos títulos de transporte, prevista no contrato de concessão, incluía o funcionamento das três linhas em simultâneo, vai haver algum reajuste dessa base tarifária, por forma a ajustar o preço do título de transporte ao serviço (“minimizado”) que irá ser prestado pelo Metro Sul do Tejo?
2. O facto de a Fertagus não ter integrado o passe social já deu provas de ter sido uma decisão que em muito prejudica os utentes da margem sul do Tejo. E face a esta experiência já existente, seria ainda mais problemático se se viesse a considerar que também o Metro Sul do Tejo ficaria de fora do passe social. O certo é que o Governo nada tem dito sobre a matéria. Importa então saber: o Metro Sul do Tejo vai ou não integrar o sistema do passe social?