Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
17/02/2014
“Os Verdes” querem manutenção dos Hospitais Visconde de Salreu (Estarreja) e Distrital de Águeda
“Os Verdes” entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a manutenção e o adequado funcionamento do Hospital Visconde de Salreu (Estarreja) e do Hospital Distrital de Águeda, assim como o restabelecimento dos serviços e valências retirados destes hospitais após a criação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Da fusão dos hospitais Infante D. Pedro, E.P.E., em Aveiro, Visconde de Salreu, em Estarreja e Distrital de Águeda foi criado o Centro Hospitalar do Baixo Vouga EPE (CHBV). Em resultado desta fusão, tem-se verificado uma redução acentuada de valências nos polos de saúde de Águeda e de Estarreja, e o desmantelar dos seus serviços de referência, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório, em Estarreja e de Ortopedia, em Águeda. Verifica-se até, no Serviço de Urgência Básica do Hospital de Águeda, a rutura de recursos humanos, tendo a administração do CHBV recorrido a profissionais subcontratados através de empresas prestadoras de serviços.

Ora, acontece que a perda de valências e serviços nos polos de Estarreja e Águeda – extremamente importantes na resposta dada aos utentes da região - coloca em causa a própria existência destas duas unidades hospitalares o que levará, em último caso, à diminuição da qualidade e quantidade de cuidados de saúde prestados à população.

É, pois, com o intuito de manter o adequado funcionamento destas duas infraestruturas hospitalares que o PEV entregou no Parlamento a iniciativa legislativa em causa, que será discutida em plenário da Assembleia da República na próxima quarta-feira, dia 19 de Fevereiro.
Voltar