|
02/06/2012 |
“Os Verdes” questionam Governo sobre acesso à saúde em Alcochete |
|
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a falta de médicos na Extensão de Saúde da Freguesia de Samouco, em Alcochete. O Deputado ecologista pretende ainda saber para quando está prevista a reabertura da Extensão de Saúde de S. Francisco, no mesmo concelho.
PERGUNTA:
Nos últimos anos temos assistido a uma degradação no acesso aos cuidados de saúde. No dia 29 de Maio de 2012 a população da localidade de Samouco manifestou-se contra a falta de médicos no seu posto de saúde.
A Freguesia de Samouco, concelho de Alcochete, tem hoje uma extensão de Saúde num edifício moderno e que podemos classificar de excelência para que os seus utentes tenham acesso a um direito constitucionalmente consagrado que é a saúde. Desde o início do ano, esta freguesia ficou apenas com um médico em regime de rotação, 2 ou 3 meios-dias por semana, o que é claramente insuficiente para uma população de cerca de 3.200 habitantes.
Mas no concelho de Alcochete este não é, infelizmente, caso único. A extensão de saúde de S. Francisco encontra-se encerrada desde Abril de 2010, obrigando estes cidadãos a deslocações constantes e a gastos extras com essas deslocações, para não falarmos das taxas moderadoras, fim dos transportes para doentes não urgentes, entre outros.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Para quando a colocação de médicos a tempo inteiro na extensão de saúde de Samouco?
2 – Para quando a reabertura da extensão de saúde de S. Francisco?