Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
01/11/2014
“Os Verdes” questionam Governo sobre atrasos sucessivos nos comboios suburbanos do Porto

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Economia, sobre os atrasos na circulação dos comboios suburbanos do Porto - Linha de Caíde, Braga e Guimarães – ocorridas nos dias 11, 14 e 16 de Outubro.

Pergunta:

No período da manhã dos dias 11, 14 e 16 de outubro os passageiros dos comboios suburbanos do Porto (Linha de Caíde, Braga e Guimarães) foram confrontados com sucessivos atrasos, sem qualquer aviso prévio. O atraso na circulação dos comboios suburbanos durante aquele período chegou a exceder os trinta minutos, o que causou constrangimentos a quem utiliza este meio de transporte, sobretudo nas deslocações para o trabalho e para os estabelecimentos de ensino.

As três ocorrências que se verificaram nos dias acima assinalados, de acordo com informação prestada pelos serviços locais da CP aos utentes, tiveram origem numa “infeliz coincidência” de circunstâncias distintas. Deste modo, segundo a justificação transmitida aos passageiros: no dia 11, a demora esteve relacionada com problemas informáticos; no dia 14, as perturbações tiveram origem em problemas com uma agulha da linha, na estação de São Bento, no Porto; enquanto no dia 16, o atraso se deveu a uma avaria num dos comboios.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito à S. Exa. A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo, a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Economia me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1- O ministério teve conhecimento dos atrasos na circulação dos comboios suburbanos do Porto nas linhas de Braga, Caíde e Guimarães?
2- Quais os motivos que estiveram na origem das perturbações na circulação dos comboios suburbanos do Porto, de 11 a 16 de Outubro?
3- Esta “infeliz coincidência” de fatores que ocorreu de 11 a 16 de outubro prende-se com o desinvestimento nas infraestruturas e no material circulante?

Voltar