Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2012
 
 
Comunicados 2012
Partilhar

|

Imprimir página
13/09/2012
“Os Verdes” questionam Governo sobre construção da “Ponte para lado nenhum” na Lourinhã

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego, sobre os interesses envolvidos na construção da “Ponte para lado nenhum”, que se situa na Lourinhã.

PERGUNTA:

A Estrada que liga a Vila da Lourinhã a Ribamar, a N247, próximo da zona onde se junta com a Rua Conde Ferreira, na Lourinhã, passa por cima do pequeno Ribeiro dos Mouros que não tem mais de 2m de largura. Este Ribeiro atravessa um pequeno Aqueduto, exatamente no local onde passa a N247.

Em 2007 foi construída pelas Estrada de Portugal ao lado do pequeno aqueduto, uma enorme Ponte, que além de ser completamente desajustada para o local, por ser gigantesca, tem um erro aparente… está virada para o lado errado da estrada, ou seja; a estrada logo depois do aqueduto tem uma curva para a esquerda e a dita ponte está apontada… para a direita.

Não surpreende, pois, que esta ponte nunca tenha sido inaugurada, o que não impediu as populações de a batizarem como “A ponte para lado nenhum”. Aliás durante a sua construção, os construtores foram interpelados por muitos populares relativamente ao facto da ponte estar a ser construída virada ao contrário, sem que lhes dessem qualquer resposta. E assim lá construíram “A ponte para lado nenhum”.

Considerando que os dinheiros públicos devem ser investidos na afirmação do interesse público e na resolução dos problemas das populações, importa conhecer que interesses estiveram na base da construção desta ponte, importa conhecer para que serve a referida obra, tendo presente a forma como foi construída e importa saber quanto custou aos contribuintes a construção de uma ponte que aparentemente não vai para lado nenhum.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Economia e do Emprego possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Que interesses moveram a construção da referida Ponte?
2. Qual a entidade responsável pela sua localização?
3. Que verbas, dinheiros dos contribuintes, estiveram envolvidas nos estudos e projetos desta
infraestrutura?
4. Qual a entidade responsável pela sua construção?
5. Que verbas, dinheiros dos contribuintes, estiveram envolvidas, na construção desta Ponte?
6. Qual a entidade responsável pela fiscalização e acompanhamento da sua construção?
7. O que pondera o Governo fazer com esta obra, uma vez que não tem qualquer utilidade?
8. Foram desencadeadas algumas medidas pelo Governo no sentido de apurar
responsabilidades?
9. Em caso afirmativo que medidas, quando e quais os resultados obtidos?

Voltar