|
09/07/2012 |
“Os Verdes” questionam Governo sobre eventual encerramento do serviço de oncologia do Hospital do Barreiro |
|
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o eventual encerramento do serviço de oncologia do Hospital N. Sr.ª do Rosário, no Barreiro.
PERGUNTA:
Segundo informações chegadas ao Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes», o serviço de oncologia do Hospital N. Sra. do Rosário está em risco de fechar. Em 2010, segundo a Administração do Hospital, “em termos de recursos humanos e técnicos, o Hospital do Barreiro é o melhor apetrechado na península de Setúbal e um dos melhores na Região de Lisboa e Vale do Tejo, contando com 5 oncologistas e 1 Hernato-oncologista e 9 enfermeiros especializados. Tem idoneidade para o internato da Especialidade de Oncologia Médica, estando neste momento 5 internos em formação, e mantém atividade na área da investigação clínica, quer na desenvolvida em Portugal quer em ensaios internacionais. Por isso, existem fundadas esperanças de que as expetativas de desenvolvimento e de concretização das potencialidades do Hospital nesta área tão diferenciada e relevante para a comunidade, não deverão ser postas em causa com base em meros critérios numéricos e que o bom senso e equilíbrio irão prevalecer.”
O serviço de oncologia do Hospital do Barreiro conta hoje com 5 mil doentes ativos, tendo realizado em 2011 catorze mil consultas e nove mil e quinhentas sessões de hospital de dia. Com a saída anunciada de três médicos, o serviço ficará reduzido a dois médicos para cinco mil utentes e, por consequência, inviabilizado. Dado que este serviço é de reconhecida importância e que não presta serviço só aos utentes na sua área de influência;
Solicito, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, a S. Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Confirma o Governo a intenção de encerrar este importante serviço?
2 – Que diligência promoveu o Governo no sentido de criar as condições para que os médicos se mantivessem no serviço e nesse hospital?
3 – Vai o Governo desbloquear a contratação de médicos para manter o serviço?