Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2011
 
 
Comunicados 2011
Partilhar

|

Imprimir página
31/12/2011
“OS VERDES” QUESTIONAM O GOVERNO SOBRE OS LICENCIADOS EM CRIMINOLOGIA
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego sobre os Licenciados em Criminologia.
PERGUNTA:

O Curso de Licenciatura em Criminologia iniciou-se em 2006/2007 tendo sido aprovado em 2002 e sofreu uma alteração à sua estrutura curricular em 2009.
Com a criação desta licenciatura pretende-se como saída profissional que estes agentes desenvolvam a sua actividade, á semelhança de outros países, nos seguintes contextos institucionais: forças policiais, sistema prisional, serviços de reinserção social, centros educativos para menores delinquentes, centros de protecção de crianças e jovens, centros de acolhimento e de assistência a vítimas, centros e projectos de prevenção e tratamento da toxicodependência, autarquias, projectos de prevenção na área da criminalidade e da segurança, projectos de investigação científica e ensino da criminologia.

Actualmente este curso é dos mais procurados, a procura é seis vezes superior às vagas.
Mas depois de concluída a licenciatura estes cidadãos não conseguem entrar no mercado de trabalho e a sua profissão, criminologista, não consta na lista da Classificação Nacional de Profissões o que demonstra uma falta de articulação entre o ensino e o mundo do trabalho.

No final do ano lectivo em curso pensamos que serão cerca de 400 licenciados que tendo competências serão forçados a procurar trabalho noutras áreas.
No contexto actual desperdiçar saberes e competências e investir sem retorno são luxos a que não nos podemos dar.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Economia e do Emprego possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1 – Que motivos justificam o facto da profissão de criminologista não constar da Classificação Nacional de Profissões?
2 – Que medidas pondera o Governo desenvolver com vista ao reconhecimento dessa profissão?

Voltar