|
18/11/2005 |
“OS VERDES” REAGEM - COMBOIOS ALFA PODEM DEIXAR DE PARAR EM SANTARÉM |
|
O Colectivo Regional de Santarém do Partido Ecologista “Os Verdes” considera escandalosa e inaceitável a intenção da CP vinda a público de acabar com a paragem na estação de Santarém de alguns ou até, talvez, de todos os comboios ALFA.
O Colectivo Regional de Santarém de “Os Verdes” considera que esta medida, caso se venha a concretizar, será extremamente lesiva para as populações, para o Concelho de Santarém e para toda a região. Esta é uma medida que não se justifica uma vez que os comboios ALFA têm “clientela” regular em Santarém (tanto no sentido norte-sul como no sentido contrário, sul-norte), clientela esta que aos fins-de-semana ainda é maior com a chegada e partida dos estudantes desta zona para diversas regiões do país.
A concretização desta medida deixaria a capital do distrito de Santarém e toda a região envolvente sem ligação ferroviária rápida à capital e a outras grandes cidades do país.
Para “Os Verdes”, tal decisão teria ainda repercussões ambientais extremamente negativas, pois iria contribuir para o aumento do recurso ao transporte rodoviário e, inevitávelmente, para o aumento das emissões de CO2 para a atmosfera, agravando ainda mais o fenómeno das alterações climáticas.
“Os Verdes” relembram que o relatório da ONU, tornado público ontem, refere que Portugal é o 3º país do mundo desenvolvido com maior aumento de emissões de gases que alteram o clima.
O Colectivo Regional de Santarém de “Os Verdes” vai agir por todos meios junto das autarquias locais e na Assembleia da República para inviabilizar esta pretensão da CP.