|
01/02/2012 |
“Os Verdes” saúdam luta dos trabalhadores e dos utentes em defesa do sector dos transportes |
|
O Partido Ecologista “Os Verdes” saúda todos os trabalhadores do sector dos transportes que, em defesa dos seus direitos e dos seus postos de trabalho, promovem amanhã uma greve nacional. Uma luta que, para “Os Verdes”, é também do interesse de todos os cidadãos e de todos os utilizadores de transportes.
Os últimos Governos têm perpetrado um forte ataque ao sector dos transportes, consubstanciado no Plano Estratégico dos Transportes (PET), com o intuito de destruir a sua componente de serviço público, preparando e abrindo caminho à privatização das empresas desta área, o que será, certamente, profundamente lesivo para todos, utentes, trabalhadores e cidadãos em geral, e de uma mobilidade sustentável do ponto de vista ambiental.
Para o PEV, responsabilizar os trabalhadores pelos elevados custos de gestão das empresas de transportes, constitui um argumento, utilizado pelo Governo, totalmente desonesto e fraudulento. A responsabilidade da gestão danosa das empresas é fruto das políticas ruinosas dos últimos Governos que têm implementado estratégias descaradas de desarticulação e desadequação dos serviços de transporte, face à necessidade das populações, e têm levado a cabo o espartilhamento de empresas, com a consequente criação de inúmeras administrações, essas sim, com custos elevadíssimos.
“Os Verdes” saúdam ainda a luta e protesto dos utentes que, ontem, se manifestaram por todo o país em defesa de transportes públicos de qualidade e contra os sucessivos aumentos escandalosos de tarifas que têm um impacto violento no orçamento das famílias e trabalhadores portugueses, num momento particularmente difícil.
“Os Verdes” não podem ainda deixar de contestar o fim dos passes para idosos e estudantes, decisões particularmente lesivas para estes dois sectores da sociedade, do acesso dos mesmos a direitos constitucionais, tal como o direito à saúde e à educação.