|
08/09/2006 |
“OS VERDES” SOLIDÁRIOS COM MANIFESTAÇÃO PELO ENCERRAMENTO DA CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ - ESPANHA |
|
“Os Verdes” expressam a sua total solidariedade para com a manifestação que decorrerá amanhã, em Navalmoral, Espanha, pelo encerramento da central nuclear de Almaraz, uma central completamente obsoleta, com graves deficiências de segurança e que tem sofrido diversos acidentes ao longo dos anos, o último dos quais em Junho passado.
A central de Almaraz situa-se na província de Cáceres, junto ao Rio Tejo, fazendo fronteira com os distritos portugueses de Castelo Branco e Portalegre, constituindo por isso um grave risco para Portugal, visto que, como se sabe, a poluição radioactiva não conhece fronteiras.
“Os Verdes” alertam também para a existência de um conjunto de outras instalações nucleares em Espanha, todas elas de elevado risco e igualmente obsoletas.
“Os Verdes” não se cansam de repetir que o nuclear constitui um constante perigo para o equilíbrio ambiental do planeta, para a sua segurança e para a saúde e bem-estar das populações. Para “Os Verdes”, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de investimento noutras vias energéticas que não passem pela opção nuclear.