|
20/05/2006 |
”OS VERDES” QUEREM ACESSO A ESTUDO SOBRE EFEITOS NA SAÚDE DE MINAS DE URÂNIO |
|
A Deputada de “Os Verdes”, Heloísa Apolónia, entregou ontem na Assembleia da República um requerimento em que questiona o Ministério da Saúde sobre o relatório científico sobre os efeitos na saúde pública das minas de urânio e seus resíduos.
Segue a transcrição integral do requerimento:
Em Julho de 2005 foi tornado público o estudo MinUrar (o primeiro relatório científico sobe as minas de urânio e seus resíduos: efeitos na saúde da população).
Nesse estudo afirma-se que será publicado um segundo relatório científico que completará os resultados do primeiro, designadamente quanto aos parâmetros cujas análises e conclusões não se encontravam disponíveis à data.
Mais se afirmava, que se previa que esse segundo relatório fosse publicado no final de 2005.
Entretanto, no final de Fevereiro de 2006 tive conhecimento através de uma notícia de imprensa que foram divulgados os resultados da investigação sobre a concentração de polónio (que através de amostras de cabelo mede a exposição interna à radiação) na população da Urgeiriça. Não temos acesso a esse estudo, na medida em que depois de sucessivas buscas concluímos que não se encontra disponível.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exa O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo o presente requerimento, por forma a que o Ministério da Saúde me possa:
• Enviar o estudo (divulgado em Fevereiro de 2006) completo;
• Confirmar se o resultado dos estudos e da investigação relatados na imprensa em Fevereiro de 2006 correspondem ao segundo relatório sobre os efeitos na saúde da população das minas de urânio e seus resíduos?