|
01/09/2004 |
Abertura do Ano Escolar |
|
INÍCIO DO ANO LECTIVO – NUVENS NEGRAS NO HORIZONTE
É grande a apreensão do Partido Ecologista “Os Verdes” relativamente ao início do ano lectivo e às repercussões que todo este processo caótico terá sobre o sucesso educativo em Portugal.
O escândalo que reinou nos concursos dos professores e que levou à sua conturbada e tardia colocação terá por certo repercussões negativas não só na vida dos professores como ainda no início do ano lectivo de muitas escolas e, com toda a certeza, na instabilidade da vida escolar dos alunos, o que não contribuirá para a melhoria do sucesso escolar no nosso país, já tão deficiente nesta matéria.
Na próxima reunião da comissão permanente da Assembleia da República, e caso se confirme a presença da Ministra da Educação, os deputados de “Os Verdes” irão confrontá-la não só com o caos do concurso de professores mas também com as seguintes questões:
-
as promessas de distribuição de livros a alunos que frequentam a escolaridade obrigatória continuam uma miragem.
-
os preços dos livros continuam a representar uma fatia quase incomportável do orçamento da maior parte das famílias portuguesas.
-
a falta de vontade de promover uma escola inclusiva permanece, tal como era notório na Lei de Bases da Educação vetada pelo Presidente da República.
-
o encerramento de escolas em certas regiões do país dificulta ainda mais o acesso das populações desfavorecidas ao ensino.
O Gabinete de Imprensa do PEV
Lisboa, 1 de Setembro de 2004