Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
19/11/2004
Acção de "Os Verdes" fiscalizada pela PSP
ACÇÃO DE PROTESTO DO PARTIDO ECOLOGISTA “OS VERDES” FISCALIZADA PELA PSP

A deputada Heloísa Apolónia entregou na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo sobre a actuação da PSP no passado dia 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar, durante a realização de uma acção de protesto do Partido Ecologista “Os Verdes”.

A propósito da reunião do Conselho de Ministros, que decorria a bordo do navio “Sagres”, e com o objectivo de manifestar publicamente um conjunto de preocupações relacionadas com os perigos que os oceanos e as zonas costeiras sofrem, “Os Verdes” organizaram uma acção de rua junto ao Cais da Princesa, Belém.

Porém, a surpresa aconteceu quando agentes policiais, informados sobre a acção de “Os Verdes”, solicitaram a identificação de alguns dos elementos presentes na acção, com registo de dados do Bilhete de Identidade.

Questionados pelos Verdes sobre a razão de ser dessa solicitação de identificação, nunca antes vista neste tipo de acções, os agentes da PSP afirmaram que estavam apenas a cumprir ordens superiores, para recolher dados que constariam do relatório sobre aquela acção.

Devido ao insólito da situação, “Os Verdes” solicitam ao Sr. Ministro da Administração Interna, o envio do relatório que foi feito sobre a acção referida. “Os Verdes” querem ainda saber que instruções são dadas aos agentes da PSP para recolha de identificação dos participantes neste tipo de acções de rua.

Gabinete de Imprensa,
Lisboa, 19 de Novembro de 2004

Voltar