Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2002
 
 
Comunicados 2002
Partilhar

|

Imprimir página
29/10/2002
Acontecimentos em Moscovo
Posição de "Os Verdes" face aos acontecimentos dramáticos de Moscovo

O desfecho dramático dos acontecimentos ocorridos nos passados dias em Moscovo evidenciam, mais uma vez, a urgente necessidade de encontrar soluções políticas para os diversos conflitos existentes no Planeta.

O diálogo permanente, a negociação e a cooperação, são a única resposta adequada para pôr fim a actos terroristas que de forma indiscriminada fazem pairar sobre populações indefesas o medo e o terror.

A violência como forma de resposta a estes actos, não só arrasta consigo inúmeras vítimas inocentes como demonstraram os trágicos acontecimentos de Moscovo, como radicaliza conflitos e os protela no tempo.

Neste sentido, a intervenção do Governo Russo veio comprometer um futuro desfecho pacífico e rápido no conflito da Tchechénia, como ainda vem levantar sérias dúvidas sobre a legitimidade das práticas utilizadas.

É urgente que o Governo Russo esclareça a opinião pública internacional sobre a origem das mortes ocorridas no Teatro Dubrovska e sobre o gás utilizado nesta intervenção.

É urgente que a União Europeia sirva como mediadora no sentido de pressionar ambas as partes para uma solução que passe pelo diálogo e a negociação.

O Partido Ecologista "Os Verdes"
Lisboa, 29 de Outubro de 2002


 

Voltar