|
11/03/2008 |
ADESÃO AO TRATADO DA ANTÁRTIDA |
|
Heloísa Apolónia, deputada do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta (que abaixo se transcreve), em que pede esclarecimentos ao Governo, através do Sr. Ministro da Presidência sobre a adesão ao Tratado da Antártida à semelhança de boa parte dos outros Estados da União Europeia.
PERGUNTA
Exmo. Senhor
Presidente da Assembleia da República,
Encontramo-nos, neste momento, sensivelmente a meio da celebração do Ano Polar Internacional, que se iniciou há um ano (em 1 Março de 2007) e que decorre até Março de 2009.
Em 22-02-2007 a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, sob proposta de “Os Verdes”, a Resolução nº10/2007, de 7 de Março, que recomenda ao Governo que assine o Tratado da Antártida de 1961.
O texto dessa recomendação, bem como as intervenções que durante a discussão do mesmo foram proferidas pelas diferentes bancadas, relembraram a importância de toda a comunidade internacional defender aquele continente intitulado de “a última fronteira terrestre do nosso planeta”, rico em recursos naturais e em biodiversidade, autêntico laboratório gigante e vivo de estudo e compreensão do ambiente global, das alterações climáticas e peça fundamental do equilíbrio meteorológico da Terra.
Durante esse debate, foi evidenciado não apenas a importância da adesão do nosso país, à semelhança de boa parte dos outros Estados da União Europeia, ao Tratado da Antártida, num momento em que vários cientistas, investigadores e estudantes portugueses estão envolvidos em projectos relacionados com o mesmo, como também foi destacado por “Os Verdes” que o “Ano Polar Internacional” deveria ser aproveitado simbolicamente para encetar e, de preferência, concluir esse processo.
Convém recordar que este é, antes e além do mais, um desejo, uma reivindicação e uma esperança da comunidade científica portuguesa, mormente da que se tem empenhado e envolvido em projectos de investigação e colaboração científica internacional naquele continente.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exa. O Presidente da Assembleia da república que remeta ao Governo as seguintes perguntas, dirigidas ao Sr. Ministro da Presidência:
1. Comunga o Governo, ou não, dos valores da paz, cooperação científica internacional, defesa do continente antárctico, dos seus recursos e biodiversidade e sua manutenção como espaço internacional da humanidade livre de armamento e actividades militares ou nucleares, inscritos no Tratado da Antártida?
2. Tenciona o Governo, ou não, dar cumprimento à recomendação feita pela Assembleia da República e iniciar os procedimentos tendentes à adesão do nosso país ao mesmo Tratado?
3. Tenciona o Governo fazê-lo ainda durante o Ano Polar Internacional? Quando?
4. Já foi, neste momento, dado algum passo nesse sentido?
Gabinete de Imprensa
11 de Março de 2008