Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
15/10/2013
Afinal “Os Verdes” tinham razão! - Abandono e perda de património na Villa Romana de Freiria, em S. Domingos de Rana, Cascais

O Coletivo Regional de Cascais do Partido Ecologista “Os Verdes” tem vindo a alertar as entidades competentes para o problema da proteção e conservação da Villa Romana de Freiria, em S. Domingos de Rana, no Concelho de Cascais.

No seguimento de várias visitas ao local de membros e ativistas de “Os Verdes”, em que puderam verificar o evidente abandono a que está votado este monumento, classificado como imóvel de interesse público, composto por um importante património histórico e cultural que remonta ao século VI, com testemunhos de ocupações do Calcolítico, da Idade o bronze e da idade do ferro.

“Os Verdes” observaram e fotografaram no local grandes quantidades de depósito de entulho, uma vedação danificada e vários indícios de vandalismo. Na procura de esclarecimentos, os Deputados do Grupo Parlamentar do PEV, José Luís Ferreira e Heloísa Apolónia, dirigiram uma pergunta (nº2583/XII/2ª de 4 de Abril) ao Secretário de Estado da Cultura, afirmando esta preocupação pelo estado em que se encontra este património. Aliás, também em setembro último, a deputada Heloísa Apolónia visitou o local acompanhada pelos ativistas e candidatos Verdes aos vários órgãos autárquicos do concelho de Cascais e de membros da associação de moradores AMUCA, vindo-se mais uma vez a confirmar o abandono crescente em que se encontra votado todo este importante património.

Em resposta à pergunta de “Os Verdes”, a Secretaria de Estado da Cultura informou que, após visita ao local, constataram e confirmaram as preocupações demonstradas pelo PEV, informando ainda que remeteram um ofício à Câmara Municipal de Cascais para que esta se pronuncie sobre a situação.

O Coletivo Regional do Partido Ecologista “Os Verdes” tem vindo a denunciar casos idênticos no Concelho de Cascais, como o caso dos Vestígios Romanos do Alto da Cidreira em Alcabideche e os Fornos da Cal no Pisão.

Voltar